PRECEITOS DA IGREJA CATÓLICA
Os Preceitos da Igreja Católica são uma descrição das ações mínimas absolutas exigidas dos católicos em relação à Igreja.
A Igreja usa esses preceitos para nos lembrar que a vida cristã requer compromisso com a oração e participação ativa na liturgia e nos sacramentos. Se ficarmos abaixo desse nível mínimo, não podemos nos considerar em plena comunhão com a Igreja Católica.
Cada um desses preceitos da Igreja Católica é um requisito. Juntamente com os Dez Mandamentos, eles representam o nível mínimo de vida moral. A violação intencional dos preceitos ou dos mandamentos é um assunto grave, significando um pecado mortal.
QUARTO PRECEITO: OBSERVE OS DIAS DE JEJUM E ABSTINÊNCIA ESTABELECIDOS PELA IGREJA.
“O quarto preceito garante os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas e nos ajudam a adquirir domínio sobre nossos instintos e liberdade de coração.” Veja abaixo mais sobre jejum e abstinência.
VÁ ALÉM DO MÍNIMO!
Lembre-se sempre: os preceitos da Igreja Católica são níveis mínimos de participação na vida da Igreja. Por amor a Cristo e desejo de avançar na vida espiritual, você normalmente tentará fazer muito mais do que eles exigem.
Muitas pessoas recomendam que os católicos criem o hábito de praticar atos penitenciais e de caridade além daqueles exigidos pelos preceitos da Igreja Católica.
Na medida em que o amor divino embeleza nossas almas e nos torna agradáveis à Sua Divina Majestade, isso se chama graça; na medida em que nos dá forças para fazer o bem, isso se chama caridade; mas quando atinge tal grau de perfeição que nos faz não apenas fazer o bem, mas fazê-lo com cuidado, frequência e prontidão, então é chamado de devoção.
–São Francisco de Sales
Em agradecimento a: romancatholicman.com